Hot Posts

6/recent/ticker-posts

O que aprendi quando fui militar que vou levar pra vida de civil?


Duas coisas importantes. E demorou muito para adquirir essas "habilidades". As coisas mais importantes que os militares me ensinaram são manter a calma em todas as situações; Para não fazer grandes problemas contra pequenos acidentes e apreciar o que é importante na vida.
Soldado, não dando um f ... no Iraque ( cnn.com/getty images)
No treinamento básico, você gritou, então, durante o seu tempo de exército, seus comandantes sempre esperam o impossível de você: Levantar, tomar banho e barbear, tomar café da manhã, depois limpar o lugar e brilhar suas botas e tudo em 10 minutos!

Depois de um tempo eu percebi que eles realmente não esperam que você termine todas essas tarefas tão rapidamente. Eles só querem ver se você fica legal. É um jogo.
Então, como pára-quedista, eu fui para a escola, mais gritando envolvido. A pior vez, no entanto, foi durante o treinamento de oficiais não comissionados, onde este "jogo" quase foi muito longe. Ficar na chuva e construir trincheiras por dias e depois ter uma prova escrita na sala de aula às 3 horas da manhã sobre táticas militares.
Mais tarde, lutei em duas guerras e lembro-me de uma situação que realmente me ensinou a manter a calma. Nós estávamos avançando em uma estrada quando dois tanques inimigos apareceram e começaram a nos atirar. Um soldado croata estava muito preocupado e chegou a conversar com um dos meus amigos para lhe perguntar o que fazer. Meu amigo era um velho veterano e quando esse cara quase gritou para ele: "Há dois tanques!", Meu amigo simplesmente encolheu os ombros, sorriu e, com a voz mais calma, disse: "Então, o quê?"
Fiquei impressionado. Neste momento eu decidi que, se esse cara manter sua calma em todas as situações, eu posso fazer o mesmo.
Todos nós temos nossas preocupações, mas muitas vezes perdemos a perspectiva. Mesmo pequenas coisas nos roubam a calma. Se isso está acontecendo comigo, lembro sempre as pessoas que conheci durante a guerra, pessoas que basicamente perderam tudo o que tinham e amavam. Então, meus problemas reais parecem muito menores e geralmente são mais fáceis de resolver ou, se não, pelo menos eu posso viver com eles.
Na vida civil, quando as pessoas ao meu redor ficam com raiva ou preocupadas por absolutamente nada, costumo manter minha calma. Quero dizer, afinal de contas eu atravessou durante a guerra, seria de alguma forma uma profanação de minhas memórias se eu começasse a fazer um barulho sobre cada pequeno problema que encontro na vida. A guerra ensina o que é realmente importante.

Texto: 
Roland BartetzkoRoland Bartetzko , ex-paramilitar do exército alemão, Conselho de Defesa da Croácia, Exército de Libertação do Kosovo