Hot Posts

6/recent/ticker-posts

É difícil descer do Monte Everest?

Descer do Everest é relativamente fácil comparado com a subida; no entanto, a partir de 2018, setenta e cinco pessoas que chegaram ao cume do Monte Everest morreram durante a descida subsequente. Isso pode parecer um oxímoro, então deixe-me explicar o raciocínio abaixo:

Das 75 mortes, as causas de morte durante a descida foram as seguintes:

Quedas: 28

Exaustão: 17

Exposição / congelamento: 14

Doença de altitude: 10

Desaparecimento: 2

Avalanche: 1

Fenda: 2

Outra doença: 1

Mas o ponto crucial a ser observado é que todas, exceto cinco dessas mortes ocorreram acima de 7.900m, isto é, na zona de morte. Estar na zona da morte é excepcionalmente perigoso, independentemente se um escalador está subindo ou descendo. Quanto mais tempo uma pessoa estiver na zona de morte, maior a probabilidade de ela cair em perigo. Fique lá por tempo suficiente e é certo que um alpinista vai morrer. Por definição, uma vez que uma pessoa desce depois de ascender, as pessoas ficam mais expostas durante a descida, já que estão na zona de morte por mais tempo.

Foto: Um alpinista descendente na zona de morte tem como objetivo o Everest Camp 4. Os escaladores são visíveis na rota para o acampamento 3, sobre o Geneva Spur, à direita da foto. (crédito: Greg Jack)



Muitos escaladores abortaram corretamente sua subida a algumas centenas de metros do cume devido à exaustão ou ao frio. Eles se viraram e começaram a descer. Vários então morreram antes de alcançar a relativa segurança do Campo 4. Como tal, foram as exigências do ambiente sub-zero, com baixo teor de oxigênio, que causou sua morte, e não a própria queda. A sequência crítica e catastrófica dos eventos já havia começado antes de começarem a descida.

Foto: Eu (azul) e Greg Jack descem do Acampamento 4 do Everest para o Acampamento 3.


Minha própria experiência no Everest poderia ilustrar melhor a resposta:

(Por favor, note que muitos outros escaladores terão tido um encontro diferente)

Levei seis semanas para ir do acampamento-base até a cúpula; Demorou 2,5 dias para descer.

Eu levei 12 horas para subir do acampamento 4 para o topo; Demorou 3 horas para descer.

A ascensão era angustiante, com até 10 segundos estacionários entre cada ritmo, às vezes. Descendente estava com uma postura constante e larga.

Subir em uma parede quase vertical com uma mochila pesada enquanto está em débito de oxigênio é devastador. É muito mais fácil descer descendo uma corda, deixando a gravidade fazer o trabalho.

Enquanto subia, eu estava me aventurando em menor quantidade de oxigênio e experimentando os efeitos físicos e mentais deteriorados dos mesmos. Como eu estava ofegando por ar, meu corpo estava se arrebentando para criar glóbulos vermelhos adicionais. Enquanto descendo, tornei-me mais forte (uma vez abaixo do Acampamento 4), pois atingira a aclimatação máxima e agora estava se aproximando do ar mais denso que continha quantidades crescentes de oxigênio.

Em seu nível mais básico, é muito mais fácil descer ladeira abaixo do que subir. Abaixo do Acampamento 4, na descida, minha respiração raramente era aumentada.

Foto: Descida de escaladores dentro de uma hora do Acampamento Base. A seta vermelha marca outro par de alpinistas. (crédito: Greg Jack)


Eu fiz a descida parecer muito fácil?

A privação de oxigênio na zona da morte produz um nível de exaustão que é simplesmente além da descrição. Para a descida completa de 3 horas da cúpula até alguns metros acima do Acampamento 4, eu estava certo de que não alcançaria as tendas.