Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Como apoiar seus amigos gordos, sem ser um magro hetero e tóxico


As pessoas gordas não precisam de mais conversas sobre dieta e vergonha do corpo - precisamos de amigos do tamanho certo que se manifestam contra o viés anti-gordura



Eu estava trasadoo para a reunião da equipe. Era um dos aniversários de meus colegas, e eu saí para comprar seus biscoitos de coco favoritos com chocolate em uma padaria do bairro. Cheguei bem a tempo de cantar parabéns com o restante da equipe e enviar a caixa de biscoitos grandes ao redor da mesa enquanto trabalhamos em nossa agenda semanal. A maioria dos colegas alegremente pegou um biscoito ou passou em silêncio. No meio da mesa, porém, os biscoitos pararam com Dave.
Anteriormente gordo, Dave havia encontrado o evangelho da contagem de calorias e estava determinado a converter e penitência. Sua conversa sobre dieta tomou conta do escritório, e tornou-se evidente que qualquer pessoa que precisasse conversar com Dave teria de suportar longos monólogos sobre os perigos da cultura automóvel, os perigos das gorduras saturadas e um fluxo interminável de reflexões sobre as virtudes relativas. de quaisquer alimentos que estavam na sala. Poucos de nós tiveram a coragem de almoçar em sua presença. Seus comentários permaneceram na terra de ninguém entre evangelismo dietético e alimentação desordenada diagnosticável. Independentemente de sua etiologia, os comentários de Dave envolviam regularmente julgamentos cruéis e vocais dos corpos das pessoas ao seu redor.
Eu era a pessoa mais gorda do escritório, o que significava que eu ouvia o máximo dos lamentos da dieta e das críticas alimentares de Dave. Ele ficou na minha porta, me alertando sobre os ácidos graxos trans e os perigos da "gordura visceral", gesticulando em direção ao meu estômago. "Essa coisa vai ser a sua sentença de morte", ele disse um dia, apontando para a minha barriga larga e macia quando eu entrei em uma fritada. Desde então, comecei a fechar a porta do meu escritório ou a caminhar para um parque próximo para comer, apenas para salvar a mim e à minha refeição o escrutínio indesejável.
Mas no dia da nossa reunião de equipe, estávamos comemorando. Nosso diretor estava compartilhando atualizações quando Dave a interrompeu, no meio da frase, para avaliar em voz alta suas opções de biscoitos de aniversário.
"Tive minhas últimas 150 calorias há duas horas e não devo comer minhas próximas 150 por mais uma hora e meia", anunciou ele, cortando a voz do diretor. 20 pares de olhos voltados para ele. Ele continuou, aparentemente inconsciente do nosso olhar coletivo. "Se eu tiver meio biscoito, vou ter que passar mais uma hora e meia na academia hoje à noite ", ele suspirou, oprimido. “Eles parecem tão bons. Mas é melhor não.
Pensando que Dave terminara, o diretor retornou aos seus anúncios antes que sua voz aguda cortasse novamente.
"Estou com dois quilos e meio esta semana", Dave continuou, dando outro suspiro. “Para que eu pudesse comprar um biscoito, ou pelo menos parte de um. Mas nada tem um gosto tão bom quanto a magra.
Enquanto o restante da equipe desfrutava alegremente de seus cookies ou os abandonava com satisfação, Dave sentiu-se compelido a mostrar seu trabalho como um aluno do ensino fundamental. De alguma forma, não bastava que ele sentisse tanta angústia e ambivalência com um simples biscoito de chocolate. Dave realizou seu desespero conflituoso por todos nós. Como eu, o resto da equipe olhou interrogativamente, tentando entender o que estava acontecendo. O diretor mais uma vez ficou em silêncio.
Por fim, Dave decidiu contra um biscoito. Ele deu um último suspiro barulhento e passou a caixa para a próxima pessoa - uma das minhas melhores amigas. Meu amigo, de tamanho reto e musculoso, observou Dave por mais um minuto, piscando inexpressivamente antes de escolher suas palavras. Ele voltou sua atenção para a caixa de biscoitos, agora na frente dele.
"Eu poderia comer um biscoito, mas eles são tão bons que não posso apenas comer um", ele anunciou. “Se eu tiver dois, ficarei mais feliz porque eles são tão deliciosos. Mas não sei se todos conseguirão um. Mas Cathy e Will os ignoraram, então pode haver o suficiente? Só não sei o que fazer .
Meu amigo soltou um suspiro antes de pegar dois biscoitos grandes, sorrindo para mim confidencialmente e felizmente entrando. Dave não pareceu notar sua mensagem, mantendo o foco em remover o biscoito de chocolate de sua mente.
Senti uma onda de alívio e repentina e desafiadora liberdade. Alguém mais havia notado essa exibição bizarra, esse estranho desempenho de pouca piedade e virtude. Pela primeira vez, alguém achou ridículo, risível, estranho e perturbador.


Com uma pessoa muito gorda, e como a pessoa mais gorda na maioria dos quartos onde moro, a conversa sobre dieta é uma constante.Em quase todos os lugares que vou, as pessoas muito mais magras que eu estão ansiosas para me contar tudo o que estão fazendo para evitar se parecer comigo.Sem saber o que como ou como me mexo, eles me dizem com confiança que estou me metendo em um túmulo precoce. É surreal, ser seguido por um coro grego tão ansioso por prever minha morte prematura, aparentemente saboreando a oportunidade de me tornar um mártir da causa deles.
Mas isso não termina com conversas sobre dieta. Estranhos removem itens do meu carrinho de compras. Eles recomendam cirurgiões de perda de peso sem um olá. Alguns gritam insultos e insultos por carros que passam, mesmo em minha cidade natal, de outra forma progressiva.
Não se espera apenas que as pessoas gordas assumam o fardo do estigma social sem fim, também devemos internalizá-lo, engarrafá-lo e entendê-lo como a consequência natural de nossos corpos desafiadores.
Quando digo a amigos magros sobre essas experiências, eles encolhem os ombros antes que minhas frases terminem. “O que você fez para pedir isso?” “Eles provavelmente estavam apenas tentando fazer um favor a você.” “Talvez você os tenha ouvido mal. Tenho certeza de que eles não quiseram dizer nada com isso.
Vez após vez, amigos mais magros minimizam, dispensam e reformulam eventos que não testemunharam nem experimentaram, fazendo o possível para explicar os danos causados ​​a mim e a outras pessoas gordas em suas vidas. A grande maioria dos amigos e familiares que não usam tamanhos grandes lutam para compreender a onipresença e a difusão do anti-gordura. Ele segue pessoas gordas em todos os lugares: ao ginásio, ao supermercado, ao trabalho, à escola, em casa. Bombardeia-nos em nossas carreiras, famílias e relacionamentos. Sua longa sombra nos segue por toda parte, apagando a soma de nós com seu pânico exagerado e abusos prematura. Mas o pensamento de que pessoas gordas andam por um mundo tão dramaticamente diferente de pessoas magras é muito alarmante, muito ameaçador para a maioria das pessoas magras da minha vida. É muito mais fácil e muito mais reconfortante negar o mal, para minimizar ou justificar. Então a maioria faz.
Com o tempo, isso se torna parte do castigo de ousar viver em um corpo diferente: não apenas as pessoas gordas devem arcar com o fardo do estigma social sem fim, mas também devemos internalizá-lo, engarrafá-lo e entendê-lo como a consequência natural de nossos corpos desafiadores.
A grande maioria das pessoas magras que conheço memorizou suas falas, o que sempre implica - mas deixa de afirmar diretamente - que tudo o que me acontece como pessoa gorda é, de alguma forma, minha culpa. Todas as estradas levam de volta para mim, para o problema do meu corpo. Mesmo em momentos de humilhação pública brutal, não importa quantas pessoas magras me cercem, nenhuma delas intervirá. Não sou digno de sua empatia, indignação, apoio, indignação ou intervenção. O meu não é um corpo que vale a pena defender, nem um coração que vale a pena proteger.
Quando falo com as pessoas magras sobre esses momentos, elas juram de alto a baixo que iriam, interviriam e quando o ódio gordo elevasse sua cabeça em público. Cada um jura que não suportaria esse tipo de indignidade, que não suportaria ver outra pessoa sendo tratada tão mal. Eu suspeito que eles acreditam nisso também. Eles se vêem como pessoas profundamente boas, protetores dos oprimidos, assumindo posições orgulhosas de dignidade e segurança.
Mas suas palavras são desmentidas pela inação. Nas dezenas de momentos de cruel humilhação e assédio público que enfrentei, pessoas magras não intervêm. Simplesmente não acontece. Quando os transeuntes apreciam o assédio nas ruas que me atacam, mesmo em uma rua movimentada da cidade, ninguém mais fala. Ninguém diz para eles pararem com isso. Ninguém verifica comigo. Todos são pessoas boas , igualitaristas autoproclamados. E eles estão todos em silêncio. Aquele momento no escritório em que meu amigo pegou dois biscoitos foi tão notável por causa de quão completamente raro e inesperado era. Momentos como esse, via de regra, simplesmente não acontecem.
Quando uma pessoa magra faz algo - qualquer coisa - para defender ou apoiar uma pessoa gorda, é um trovão, um clímax catártico em um filme desolado.
Com o tempo, essa simples verdade se torna extremamente exaustiva e isolada. Aprendi a subsistir sem muita validação, porque há muito pouco a ser encontrado. Não me atrevo a sonhar com o apoio vocal e material de pessoas mais magras - esse é um horizonte muito distante, um futuro a ser avidamente grandioso de se imaginar. É preciso pedir apoio, validação e solidariedade quando mesmo uma simples empatia está fora de alcance. Então, como uma pessoa gorda, eu aprendi a fazer isso sozinho.
Imaginar aliados magros parece presunçoso até que uma nova possibilidade se apresente em momentos como aquela reunião de equipe, até que surjam pequenos lampejos de esperança nos poucos, preciosos amigos dispostos a ouvir, dispostos a dizer algo, dispostos a fazer algo .
Quando uma pessoa magra faz algo - qualquer coisa - para defender ou apoiar uma pessoa gorda, é um trovão, um clímax catártico em um filme desolado. Anseio por esses momentos. Eu imagino um amigo magro falando sobre sua política gorda, sem ser tentado, com outras pessoas magras. Eu os imagino criando proativamente o ativismo gordo, convidando outras pessoas magras para uma conversa sobre solidariedade e combinando suas ações com seus valores. Ainda assim, eles vêm tão raramente.


UMAUmaamiga magra me convida para o happy hour em um de seus restaurantes favoritos. Quando chego, percebo que a maioria dos assentos é composta de cabines: mesas presas ao chão, bancos de igreja rígidos fixados ao chão. Sinto-me desanimar ao perceber que todo esse lugar foi projetado para corpos mais magros, exilando impensadamente corpos como o meu. Eu me pergunto se devo dizer ao meu amigo que não estou me sentindo bem, se devo sugerir outro lugar, se devo confessar que não vou me encaixar.
Quando o servidor chega para nos sentar, ele nos leva com confiança a um estande antes de meu amigo aparecer.
"Eu notei uma mesa ali", diz ela brilhantemente, apontando para uma mesa de pé e cadeiras móveis no canto, ainda empilhadas com os pratos da última festa. "Podemos pegar isso em vez disso?"
O servidor assente com a cabeça e pivôs com firmeza, sentando-nos à nossa nova mesa. Quando nos sentamos, minha amiga balança a cabeça. "Eu não sei para quem esses estandes são feitos", diz ela, revirando os olhos, "mas não é ninguém que eu conheça."
Sinto minha respiração se aprofundar e meus ombros relaxarem. Bebemos e conversamos por horas. Risos e conversas acontecem com mais facilidade e, inesperadamente, encontro-me capaz de relaxar, me relacionar e simplesmente ser Esse simples ato de amizade - garantir que onde nos sentamos possa acomodar nós dois - é um raro alívio, e seu valor não é perdido para mim. Minha amiga não chama a atenção para o meu corpo, não explica suas ações e não espera elogios por sua compreensão. Ela simplesmente percebeu, agiu e me salvou os holofotes quentes e ofuscantes de defender meu corpo aberrante, mesmo que apenas por uma noite.
Para ela, esse momento é passageiro. Para mim, é monumental.


Um amigo magro liga. Ela me conta que um amigo em comum veio visitá-lo, saiu do voo e imediatamente reclamou da pessoa gorda em sua fila .
“Ele precisava de um extensor de cinto de segurança. Como você se deixa engordar?
Meu amigo magro aproveitou a oportunidade. Sua voz brilhava com adrenalina, a corrida de um risco que valeu a pena. Como uma criança na manhã de Natal, suas palavras caíram umas sobre as outras quando ela relatou de volta para mim.
“Eu disse a ela que os assentos das companhias aéreas estão diminuindo constantemente nos últimos 30 anos, e que algumas companhias aéreas expulsam as pessoas do voo por serem gordas demais. Ela disse: 'Ok, mas eles recebem um reembolso' e eu disse: 'É isso mesmo - eles não recebem! É totalmente foda! '”
“Ela ficou tipo, 'Ele nem considerou o quão miserável isso me deixou', e eu fiquei tipo, 'Certo, mas se você estiver desconfortável, imagine como ele se sente. Você não acha que seria pior ser a pessoa gorda, sabendo o quanto todo mundo não quer sentar ao seu lado? Sabendo que você pode ser expulso do avião, mesmo que tenha pago uma passagem ou duas? E algo clicou. Ela parou de brigar e acabou de ouvir "
Meu amigo está ansioso pelo meu feedback. Ela quer saber onde errou, onde perdeu oportunidades. Ela quer saber que fez um bom trabalho e conseguiu. Ela se preocupa com a imperfeição. Eu digo a ela para não se preocupar - a maioria das pessoas não diz nada.
Sua adrenalina terminou, e sua voz é baixa quando ela responde. "Parece uma vitória de Pirro."
"Não é", eu digo. "Não para mim."
Quando desligamos o telefone, eu me vejo chorando pela primeira vez em meses, sobrecarregada de gratidão.


Agora em meus trinta e poucos anos, eu ter acumulado um grupo de amigos finas que consistentemente agir em minha defesa. Eles encontram oportunidades para enfrentar a obesidade quando estou lá e quando não estou. Eles assumem diretamente, nomeiam e fazem o trabalho para trazer outras pessoas magras. Eles viram o fardo vicioso do sentimento anti-gordura, o gremlin que se apega às pessoas gordas, que drena a nossa humanidade. Eles viram a difusão do anti-gordura em todos os aspectos de nossa cultura e, com o tempo, aprenderam a encontrá-lo onde quer que me encontre.
Esses amigos são atenciosos e atenciosos; eles ouvem pessoas mais gordas e acreditam em nossas experiências de ódio e viés anti-gordura. Mas eles sabem que ouvir e aprender não substituem a ação . Sua aliança não está enraizada em boas intenções , mas em ações consistentes para garantir que pessoas gordas sejam vistas, acreditadas, defendidas e cuidadas.
Eu vim a valorizar as pequenas e poderosas ações dos amigos mais magros para nadar contra a corrente do ódio gordo.
Alejandro está comigo, ombro a ombro, em face da anti-gordura. Passados ​​os momentos mais tensos, ele trabalha para aliviar o clima. Kim fala sobre anti-gordura sempre que a oportunidade se apresenta, mesmo (e especialmente) quando não estou lá. Angus assume minha liderança, mas nunca se senta no banco de trás, nomeando ousadamente a anti-gordura como um de seus valores anti-opressão. As respostas de Tara são diretas e imediatas - ela não deixa a gordura se passar despercebida ou ininterrupta. Rossi, como meu falecido avô, fica bravo, surpreso com a crueldade do anti-gordura e se oferece regularmente para espancar meus agressores. Eu suspeito que, se deixados por conta própria, eles podem.
Esses amigos são as exceções brilhantes e bonitas do mundo ao meu redor. Eles sabem que internalizaram a anti-gordura e sabem que seus bons corações e melhores intenções não são suficientes por si só para acabar com o viés anti-gordura. Eles reconhecem que compaixão e comiseração não têm sentido sem ação sustentada.
Eu vim a valorizar as pequenas e poderosas ações dos amigos mais magros para nadar contra a corrente do ódio gordo. Com o tempo, eu me afastei dos amigos que minimizavam grandes danos, que justificavam danos tão difundidos. Em vez disso, carrego esses momentos maravilhosos comigo como fotografias nebulosas em um medalhão, um lembrete do que é possível.
Os amigos que eu mantive entendem que o apoio deles não depende de como eles se sentem , mas de como eles aparecem e de quais ações eles tomam. Cada vez que eles se manifestam contra a obesidade, vislumbro alguma possibilidade cintilante de um futuro mais gentil e livre. Cada vez que eles agem, apenas por um momento, posso ver o nascimento de um novo mundo.