Hot Posts

6/recent/ticker-posts

O que todos deveriam saber sobre investimentos de A a Z



Eu  fiz milhões e fiquei sem dinheiro. E então eu fiz de novo. E então novamente.
As pessoas dizem: "Eu aprendi da maneira mais difícil". Eu tinha que fazer mais do que aprender da maneira mais difícil. Eu queria ser um bom investidor e foi realmente difícil para mim.
Eu pensei que, por ser bom, seria ótimo em mantê-lo e cultivá-lo. Eu estava errado.
Eu não tinha experiência como investidor. Eu nunca havia conseguido um emprego na Bolsa ou com um fundo ou algo assim. Mas eu queria ser bom.
Estou investindo profissionalmente há 20 anos. Eu era um daytrader, um capitalista de risco, um gerente de fundos de hedge, eu investia em outros fundos de hedge, eu investia em empresas privadas, eu era um comerciante de bancos, e assim por diante.
Desde 2007, recebo um retorno de cerca de 70% ao ano em dinheiro investido. Comecei muito pequeno e agora se transformou em uma boa quantidade.
É incrível para mim o quão poucas pessoas estudam sobre investimentos, mesmo que seja tão incrivelmente difícil. Eu falo com investidores "profissionais" o tempo todo que não fazem o que considero básico.





A) CONHEÇA SUA HISTÓRIA
  • estudar a história do investimento. A história do dinheiro. De onde veio. Quando foram as primeiras trocas. Estude todas as bolhas.
  • Estude o investimento moderno. Por que a Grande Depressão ocorreu. Como era a volatilidade na década de 1930. Nos anos 60. O que causou as recessões na década de 1970. O que fez o mercado subir e depois cair nos anos 80.
  • Quais foram as bolhas reais em 2000 e 2006–7 que levaram a colisões enormes. Nota: as respostas NÃO são "a internet" e "habitação".
  • Quais são as características comuns em cada recessão? Em todo mercado de urso?


E assim por diante. Estudar a história do investimento é estudar a história da psicologia mundial. Há mil coisas para aprender.
B) LEIA BIOGRAFIAS
Comece com Warren Buffett. Depois Bernard Baruch. Então leia o novo livro de Greg Zuckerman sobre Jim Simons. Leia os "Princípios" de Ray Dalio. Leia sobre Jesse Livermore. Carl Icahn. Jim Cramer. Victor Niederhoffer. Michael Milken. Charlie Munger. George Soros. Leia todos os livros do Market Wizards. Leia sobre John Templeton, Peter Lynch, todos os investidores que você pode encontrar uma biografia.
Dou uma pequena bibliografia sobre o ponto "Z".
Depois de ler cada livro, escreva dez coisas que aprendeu de cada investidor.
Outro dia, assisti a um vídeo chamado "os 5 melhores investidores de todos os tempos". Fiquei surpreso com o pouco que os quatro investidores profissionais que estavam debatendo sobre essa questão sabiam sobre a história e as biografias das pessoas com quem estavam debatendo.



C) ESTUDE TODOS OS TIPOS DE INVESTIMENTOS
Como não fui para a escola de negócios e nunca trabalhei em um banco ou fundo de hedge, nunca fui alimentado à força por um estilo particular de investimento.
Através de estudos, tentativas e erros, tive que aprender cada estilo e depois descobrir quais funcionavam melhor para mim.
Cada estilo é o melhor estilo, dadas certas condições e em momentos diferentes.
Para entender realmente o investimento, você precisa conhecer todos os estilos:
  • investimento em valor
  • investimento em crescimento
  • arbitragem de fusões
  • arbitragem conversível
  • investimento de opções (compreensão dos “gregos”)
  • investimento em private equity
  • investimento em capital de risco
  • investir em títulos
  • investimento ativista
  • investimento em fundos fechados
  • investir em situações especiais (spinoffs, secundárias, compra de insiders, ações movendo-se para índices, etc.)
  • financiamento comercial, investimento em penhor, investimento em dívida de risco, compra de dívida de cartão de crédito, etc.
  • arbitragem por país (por exemplo, quando o Canadá for de um lado e os EUA de outro, em que condições eles “se unirão”.
  • Investimento em tubos
  • investimento em microcap e como ele difere da compra de empresas maiores
  • cobertura
D) LEIA SOBRE EMPREENDEDORES
Entenda a contabilidade básica e como as empresas costumam enganar os investidores. Leia sobre como valorizar uma empresa. É mais arte do que ciência, mas é importante saber.
Por que algumas empresas negociam em múltiplos enormes sobre ganhos e outras não e nunca o farão?
Para entender um estoque, você precisa entender como a empresa subjacente é administrada e se ela será executada bem. Você precisa entender o CEO e ele é bom ou ruim.


E) ENTENDA QUE TENDÊNCIAS ACONTECEM NA SOCIEDADE: automação, genômica, maconha, IA, big data, alimentos à base de plantas, energia, etc.
Do que a sociedade precisa, do que precisará daqui a cinco anos, quem está trabalhando nela.
Existe uma maneira rápida de fazer isso:
F) TÉCNICA DE LEI DO MOORE
Em 1966, Gordon Moore, um dos fundadores da Intel, previu que o poder da computação dobraria a cada 24 meses.
O poder da computação era muito pequeno então. Mas está dobrando a cada 24 meses desde que ele fez essa previsão.
Investir em um setor que está dobrando a cada X meses levará a uma enorme riqueza. O setor de computadores / internet passou de centenas de milhões em valor a vários trilhões.
Algumas indústrias dobram ou mais a cada ano: computadores (estáticos), genômica, energia solar, dados, IA, automação etc.
Encontre o maior número possível de indústrias da “Lei de Moore”, evite os golpes e invista no resto.
G) ESTATÍSTICAS
Se puder, encontre um pacote de estatísticas fácil de usar para testar idéias.
Por exemplo, o que geralmente acontece se o mercado cair cinco dias seguidos? Ou se a Microsoft cair cinco dias seguidos? O que geralmente acontece na segunda-feira se sexta-feira estava fora?
O que acontece quando o Canadá sobe e os EUA caem? O que acontece na semana seguinte ao insider fazer uma grande compra em uma ação?
Existem milhares de perguntas que você pode fazer com os dados. Ajuda a ter uma ideia do mercado.
H) IGNORAR “ANÁLISE TÉCNICA”
As pessoas dizem coisas como: “há uma resistência de 12 dólares por ação; portanto, se as ações chegarem lá, elas devem saltar. Mas, se não quicar, poderia subir o próximo nível de resistência a US $ 6 ”.
Em outras palavras, "o estoque pode subir ou descer".
Eu testei todas as teorias da análise técnica. Nenhum deles funciona.


I) NÃO LEIA AS NOTÍCIAS
Quando um artigo está no Wall Street Journal ou na CNBC, você é o último investidor a ter notícias.
J) CONHEÇA AS RELAÇÕES BÁSICAS
Razões P / L, valor contábil, P / S,% de ações em circulação, receita / dívida, dinheiro no banco, etc.
J) PERGUNTE SEMPRE: "QUAL É A MINHA BORDA?"
Você não tem vantagem. Se você acha que o iPhone é ótimo e diz: "Estou investindo na Apple", o que faz você pensar que tem uma vantagem sobre os 100s de fundos de hedge que estudaram todos os telefones do mercado, descobriram todos os detalhes dos próximos cinco telefones a serem lançados, etc.
Você pode ter sorte. Ou você pode não.
É muito difícil para o investidor médio encontrar uma vantagem. Warren Buffett ganha vantagem fazendo acordos diretamente com a empresa.
Os grandes fundos de hedge encontram uma vantagem ao fazer alguma forma de negociação com informações privilegiadas.
Bilhões de dólares são gastos todos os dias manipulando sutilmente o mercado sem que os reguladores estejam cientes disso. Você não tem vantagem sobre essas pessoas.
Como você consegue uma vantagem?


K) AÇÕES DE PESQUISA QUE ACABARAM
Se uma empresa perde os ganhos em dois centavos, os investidores de varejo geralmente ficam assustados e as ações entram em colapso.
Pergunte: “entrou em colapso irracionalmente?” Essa é uma das poucas vezes em que você pode conseguir uma vantagem.
Nota: a maioria das ações entra em colapso por razões racionais.
L) FOCO NA MICRO TAMPA OU EM PEQUENAS AÇÕES.
Ações que valem menos de um bilhão de dólares.
Essas ações são ignoradas pelas notícias, são ignoradas pelos bancos e costumam ser pequenas demais para serem investidas pelos grandes fundos de hedge.
Eles também não estão nos grandes índices que possuem todos os principais fundos a seguir.
Observe que Warren Buffett fez seu primeiro milhão apenas investindo em ações de microcap (consulte: “ações de bitucas de charuto”).
O problema com as ações de microcap é que muitas delas são fraudes ou estão em setores sem nenhum interesse real dos investidores.
Portanto, use a técnica da Lei de Moore acima para encontrar indústrias em crescimento e os estoques nelas. E faça a pesquisa para garantir que o estoque não seja uma farsa.
Mesmo uma bandeira vermelha (o CEO costumava trabalhar para outra empresa que chegou ao zero) é suficiente para dizer: "Eu não vou investir". Não são permitidas bandeiras vermelhas.
Você pode ter vantagem em pequenas ações, mas ainda é difícil.


M) FUNDOS FINAIS FECHADOS
São como fundos mútuos, mas negociam como ações. Encontre os fundos fechados negociados abaixo do valor agregado de todos os seus ativos.
Por exemplo, um fundo fechado pode ter US $ 100 em ações, mas está sendo negociado por US $ 90. Significado: você pode comprar a empresa inteira por US $ 90, liquidá-la por US $ 100 e ganhar dinheiro.
Porque é que eles fazem isto? Estudo finalizou fundos.
Muitas vezes, há uma boa razão para eles estarem negociando em baixa, mas são bastante seguros e geralmente pagam bons dividendos.
N) REGRA IMPORTANTE QUE NINGUÉM SABE: Quanto menos você investe em uma empresa, mais você ganha.
Isso não parece certo e não funciona para todos.
Mas eu sei que tenho um problema: se eu investir uma grande% do meu patrimônio líquido em uma empresa, ficarei obcecado por isso.
Eu não vou conseguir dormir.
E assim que tiver um lucro (ou perda) razoável, eu me livrarei dele.
Se eu investir uma pequena quantia e ela começar a subir, estou mais disposto a ficar sentado durante toda a viagem e vou ganhar mais dinheiro.
Isso aconteceu comigo de novo e de novo. Quanto menos invisto, mais ganho.
Tendo a investir apenas 1% a 2% do meu patrimônio líquido em qualquer investimento.
O) EMPRESAS PRIVADAS SÃO MELHOR DO QUE EMPRESAS PÚBLICAS
As empresas só abrem o capital quando grandes investidores não querem mais investir dinheiro. De fato, os capitalistas de risco querem sair, forçando a empresa a abrir seu capital.
O "público" é considerado o investidor mais fraco.
É por isso que os investidores iniciais do Uber ganharam milhões ou mesmo centenas de milhões de dólares, mas as pessoas que compraram quando foi aberta agora estão perdendo dinheiro.
É por isso que os investidores da WeWork estavam desesperados para publicá-la, mas desta vez as pessoas estavam prontas.
Como você encontra boas empresas privadas? Felizmente, mais empresas privadas do que nunca estão sendo listadas em sites de crowdfunding como AngelList e Republic.


P) ALGUMAS EMPRESAS PÚBLICAS PEQUENAS SÃO BOM COMO EMPRESAS PRIVADAS.
Q) PIGGYBACK OS GRANDES INVESTIDORES
Escolha seus 20 investidores favoritos.
Use um site como o J3SG - Home para ver quais ações seus investidores favoritos estão comprando no momento.
Se você pode comprar as mesmas ações pelo mesmo preço ou por um preço mais baixo do que um bom investimento.
Por exemplo, se Warren Buffett de repente compra uma ação como a IBM, provavelmente é uma boa compra pelo mesmo preço. Buffett tende a se sustentar por longos períodos de tempo, então sua vantagem sobre Buffett é que você pode ser mais ágil.
R) LISTA DE VERIFICAÇÃO
  • O CEO já construiu e vendeu uma empresa antes.
  • Outros bons investidores são investidos na empresa
  • A empresa não precisa arrecadar dinheiro por um longo tempo.
Esta lista de verificação é boa para empresas públicas e privadas. Para uma empresa privada, ajuda a adicionar mais um item: eles têm clientes?
S) SEMPRE PERGUNTE: "POR QUE MIM?"
Se você acha que encontrou uma boa oportunidade de investimento, sempre pergunte: "por quê?"



Ninguém acorda e diz: "Quero tornar James Altucher rico hoje".
Se algo é realmente uma boa oportunidade, deve demorar muito antes que você saiba. Descubra por que você tem uma vantagem sobre todos os outros no mundo. Seja brutalmente honesto consigo mesmo ou perderá dinheiro.
Para ser sincero, os melhores investimentos que já fiz é porque simplesmente segui bons amigos meus que eram bons investidores.
Isso não quer dizer que você não possa fazer bons investimentos se não tiver os mesmos amigos. Talvez a vantagem seja que você faça mais pesquisas em um setor vagamente conhecido. Ou uma empresa é tão pequena que não é seguida. Ou você tem dinheiro no banco quando o mercado entra em colapso. Etc.
T) DIVERSIFICAÇÃO NÃO É O QUE VOCÊ PENSA
A diversificação 1.0 foi: "compre Exxon e Microsoft". Um é o petróleo e o outro é a tecnologia. Agora, essas duas ações não são mais diversificadas. A maioria das grandes ações tende a subir e descer como um grupo.
A diversificação 2.0 foi: “compre títulos e ações”. Agora isso não é tão verdade. Títulos e ações também tendem a se mover como um grupo.
Diversificação é jogar várias estratégias que são independentes umas das outras e independentes da economia.
Um exemplo de portfólio diversificado:
  • algumas empresas privadas
  • alguns fundos fechados (para os dividendos) que se concentram em títulos municipais
  • microcaps independentes da economia e uns dos outros
  • imóveis em países estrangeiros com grande crescimento do PIB, onde os preços da habitação não alcançaram.
  • situações de arbitragem (por exemplo, vendendo o Canadá e comprando os EUA se os EUA caíram vários dias seguidos e o Canadá subiu vários dias seguidos)
  • empréstimos entre pares
  • arbitragem estatística
  • colocar a venda em ações de valor
  • algum investimento em crescimento (mas mantenha os investimentos pequenos)
  • investir em uma cesta de ações de propriedade de outros grandes investidores.
  • situações especiais
Observe que eu não coloquei a Apple, o Google ou qualquer grande estoque nessa lista. O investidor médio não tem vantagem nessas ações. Sempre tente ter uma vantagem.
U) NÃO DIA DE COMÉRCIO
Daytrading é principalmente para idiotas.
Existem milhões de algoritmos trabalhando todos os dias nos mercados. Como você pode ter uma vantagem sobre eles?
Existem estratégias que funcionam. Mas é como um trabalho de tempo integral jogar essas estratégias e você precisa conhecê-las e realmente estudá-las.
V) SENTE EM SUAS MÃOS
Algumas pessoas colocam "Stop-loss" em uma posição.
Isso significa que, se eles comprarem uma ação por US $ 20, poderão decidir por US $ 16 a vender por uma perda.
Não faça isso.
Testei todas as estratégias usando o software que escrevi. Em todos os casos, o uso de stop loss gera menos dinheiro a longo prazo.
A chave para se sentar em suas mãos é investir apenas uma pequena quantia em cada investimento.
O caminho para a riqueza é ter bons investimentos que crescem muito.
Meu melhor investimento atual no momento é uma ação que comprei a dez centavos por uma quantia pequena e agora a ação ultrapassa os US $ 6,00.
Se eu investisse demais, provavelmente teria vendido a 20 centavos. Ou eu teria vendido quando passou de US $ 10 para US $ 3 antes de voltar para US $ 6.
Eu coloquei um ponto final nos meus investimentos. Eu compro porque gosto da história. Se a história mudar, eu saio. Por exemplo, se eu compro porque Warren Buffett acabou de investir, eu fico até que ele saia.
Se eu comprar porque é um estoque de genômica e acho que a genômica está subindo muito, eu vendo se eles falharem em todos os testes da FDA em que estão.
W) O PERÍODO MÉDIO DE ARMAZENAMENTO É MUITO TEMPO
Buffett diz que o período médio de espera é "para sempre". Ele está mentindo quando diz isso porque teme que investidores menores sejam mais ágeis que ele.
MAS ... a maioria das empresas que possuo pertencerei por 5 a 15 anos. Estou em alguns investimentos agora desde 2009.
As pessoas dizem que investir é como jogar. Isso é meio que verdade. Mas quanto mais tempo você segura algo, menos se parece com o jogo e mais você pesquisa um setor e uma empresa e investe no crescimento de ambos.
Demora muito tempo para que uma pequena empresa em um setor pequeno, mas em rápido crescimento, alcance todo o seu potencial.
Além disso, se uma empresa cresce de 20 a 50% ao ano ou mais, onde mais você obterá esse tipo de retorno do seu dinheiro? Mantenha o estoque. Não tome lucros.
Novamente, é por isso que mantenho baixos os tamanhos das posições iniciais e nunca dobro.
X) MANTENHA principalmente o dinheiro ao redor
Mencionei acima que subo cerca de 70% ao ano ou mais.
Isso é apenas em dinheiro que investi. Comecei muito pequeno e mantive a maior parte do meu portfólio em dinheiro.
Eu ainda tenho a maior parte do meu patrimônio líquido em dinheiro. Isso me permite dormir à noite, não suar meus investimentos todos os dias, sentar em minhas mãos e me permite colocar dinheiro para trabalhar quando uma boa oportunidade se apresenta.
Boas oportunidades acontecem apenas duas ou três vezes por ano, em média.
Então, nos últimos 12 anos, contando algumas saídas que tive ao longo do caminho e alguns desastres, estou em cerca de 20 investimentos.
No ano passado, participei de três novos investimentos e não tinha saídas este ano.
Y) RISCO VS RECOMPENSA
Eu invisto principalmente em dois tipos de oportunidades:
  1. SEGURO - Vou dar dois exemplos: a) um fundo fechado que investe principalmente em títulos municipais e possui um dividendo livre de impostos de 6% que negocia um desconto maior que a média em seu valor patrimonial líquido. Eu poderia esperar receber 10 a 15% ao ano em uma ação como essa e, no mínimo, obter esse bom dividendo.
Outro exemplo seguro é se eu investir em uma empresa privada com o que considero um desconto para onde empresas privadas similares estão sendo adquiridas. E todas as outras partes da minha lista de verificação são válidas.
Alguns dos meus investimentos mais seguros foram empresas privadas, onde eu pude comprar ações de outros acionistas com um desconto significativo para onde os investidores de risco compraram as ações.
2. ALTO RISCO, ALTA RECOMPENSA. Eu gosto de investir em empresas que acho que vou ganhar pelo menos 1000% em uma ou mais. Isso parece ridículo, mas é por isso que só invisto em algumas oportunidades por ano.
É por isso que não compro parte do Google. Talvez suba um pouco mais que o mercado. Como 20-30% ao ano, alguns anos.
Mas também pode cair muito. Isso não é um bom risco / recompensa para mim, mesmo que eu ame a empresa.
Z) BIBLIOGRAFIA. CONTINUE LENDO
Aqui estão alguns livros que podemos ler que considero bastante simples de ler e fornecerão uma compreensão básica da maioria dos itens acima.
  • Minha História, de Bernard Baruch
  • O jogo do dinheiro, de Adam Smith
  • Você pode ser um gênio do mercado de ações, por Joel Greenblatt
  • O Grande Short, de Michael Lewis
  • O homem que resolveu o mercado, de Greg Zuckerman
  • O Rational Optimist, de Matt Ridley
  • Hacking Darwin por Jamie Metzl
  • Enganado pela aleatoriedade por Nassim Taleb
  • Ferramentas dos Titãs por Tim Ferriss
  • Sapiens por Yuval Harari
  • Um homem para todos os mercados, por Ed Thorp
  • Famous First Bubbles por Peter Garber
  • Confissões de um viciado em rua por Jim Cramer
  • Ensaios de Warren Buffett por Lawrence Cunningham


Este é apenas um começo, mas não é um começo ruim.
Perguntas e respostas: prazer em responder perguntas nos comentários.