Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Verdades desconfortáveis para aceitar e ser feliz

Recentemente me encontrei preso. Você conhece o sentimento. Não foi um problema particular que me fez girar as rodas; era mais uma frustração abrangente, um enorme bloqueio mental impedindo-me de realizar qualquer coisa. Minha atenção estava dispersa. Minha energia estava baixa. Eu estava colocando um mínimo de esforço no meu trabalho.
Mas, como tenho feito muitas vezes ao longo dos anos, voltei ao conselho que um mentor me deu há muito tempo: Quando você está sobrecarregado, confuso ou sem motivação, procure as verdades difíceis que provavelmente está ignorando. Então, faça uma lista. O que você sabe ser verdade, mas o desejo não era? O que você quer mudar, mas sabe que tem que aceitar?
Você provavelmente não precisa pensar muito para as respostas. Todos nós temos uma lista e estou disposto a apostar que eles são todos apenas um pouco diferentes uns dos outros. Mais frequentemente, a falta de disposição para enfrentar uma dessas verdades é o que está mantendo você preso.
Aceitar cada realidade de frente quase sempre afrouxa o nó e libera sua energia para aceitar o que você não pode mudar e mudar o que você pode. Mais recentemente, minha lista de “dura verdade” ficou assim:


  1. As pessoas são auto-absorvidas, inclusive eu. Todos nós gastamos a maior parte da nossa energia mental pensando em nós mesmos. Mas não é necessariamente uma coisa ruim. A autorreflexão é como nos tornamos mais fortes, o que nos torna mais preparados para ajudar os outros.
  2. Eu absorvo muitas coisas. Às vezes, tento perseguir todas as oportunidades que surgem em meu caminho - e, na maioria das vezes, não sou tão talentoso, competente ou brilhante quanto penso. A boa notícia: isso me dá uma razão para me concentrar apenas nas coisas em que sou realmente bom. Isso não é libertador?
  3. A maioria das pessoas não me entende. E tudo bem. Se eu puder me sentir confortável comigo mesmo - confortável o suficiente para apresentar a versão mais verdadeira de mim mesmo para o mundo - a aceitação que obtiver será muito mais valiosa. E as pessoas que fornecem isso se tornarão as que mais importam.
  4. Eu só fico mais forte fazendo coisas difíceis . Quando a vida é fácil, nos tornamos complacentes. O crescimento vem de fazer coisas que exigem um esforço sério.
  5. Ganhar a vida requer escolhas difíceis. Eu tenho uma quantidade finita de tempo em um dia, e qualquer coisa que eu faço é uma escolha sobre como gastá-lo: Vou pegar um e-mail ou encontrar meus amigos em um bar? Vou passar mais uma hora no escritório ou vou assistir a um filme? Eu também tenho que ser uma pessoa fora do trabalho. Navegar nesse equilíbrio requer uma série infinita de decisões.
  6. Coisas livres são inúteis. Quando você doar todo o seu tempo ou trabalhar de graça, os outros não irão valorizá-lo.
  7. Manter relacionamentos exige esforço. Nunca leve as pessoas como garantidas, ou elas podem ir embora.
  8. O sofrimento é bom. Um pouco de dor pode trazer muita perspectiva e empatia. Não tenha medo disso.
  9. Tudo bem estar sozinho . Eu não tenho que estar perto das pessoas 24 horas por dia. Eu também não tenho que ser amigo de pessoas com quem não gosto de passar tempo, ou estar em um relacionamento com alguém que não me faz feliz. Estou melhor quando posso pensar em mim como boa companhia.



É doloroso - e útil - estar em meu próprio desconforto. Onde quer que tenhamos nós, temos a capacidade de afrouxar. A saída é apenas continuar a coletar lições e continuar prestando atenção naquelas que menos queremos ver.